sábado, 2 de maio de 2015

Histórico de Grenais em mata-mata

O Grenal se confunde com a história do RS. Realizado mais de 400 vezes ao longo dos anos, é o maior clássico do Sul do país e talvez o maior do país. Naturalmente, houve muitos grenais decisivos, principalmente para âmbito de competições estaduais e municipais. Mas ao contrário do senso comum, nem todo campeonato gaúcho é Grenal na final. Vale lembrar que muitas vezes, propositalmente, o Grenal era o último jogo do gauchão - porém como parte do calendário normal, já que o Campeonato Gaúcho não foi mata-mata por muito tempo. Sendo o último jogo, muitas vezes - porém algumas não - era o jogo que decidia o campeonato pois Grêmio e Inter estavam próximos em pontos. No entanto, estes jogos não são contados na seguinte lista, apesar de serem igualmente decisivos. São contados apenas jogos de mata-mata, muitas vezes sendo o jogo-extra, muito comum antigamente porém não muito hoje.
A dupla decidiu o campeonato em mata-mata em 1962, 1976, 1977, 1978, 1991, 1992, 1995, 1997, 1999, 2006 , 2010, 2011, 2014 e 2015. "Apenas" a décima quinta vez neste ano. Se destaca o grande número de Grenais em fases intermediárias da segunda metade da década de 70, marcado por regulamento muito estranhos - tendo como caso marcante o campeonato em que o Grêmio com a derrota se classificava e com a vitória não. A cor na coluna campeonato indica que clube passou de fase, enquanto no resultado indica o vencedor do jogo. Obviamente, o vermelho e branco significando triunfo colorado e o azul e preto triunfo gremista.


A história começo no longínquo ano de 1940, ainda que referente ao Citadino de Porto Alegre de 1939. Passa também pelo Torneio Início, realizado no RS nas décadas de 40 e 50, pelos campeonatos gaúchos, pelo Campeonato Brasileiro - o famoso Grenal do Século - além da Copa do Brasil, da Seletiva para Libertadores e até em torneios internacionais, na Copa Sul Americana. Sobre 1977, há a polêmica se realmente se tratava de uma final. O Grêmio, vencedor de dois turnos, foi para a fase final com dois pontos. O Inter, vencedor de um turno, com um ponto. Os times jogavam entre si até algum ficar com 4 pontos - o Grêmio precisando de uma vitória ou dois empates, o Inter precisando ganhar o primeiro jogo e não perder o segundo, ou empatar o primeiro e ganhar o segundo - levando o título.
Recentemente, com a adoção de formatos de estadual em dois turnos, são comuns enfrentamentos entre gremistas e colorados, seja no primeiro turno, no segundo ou na finalíssima. Fazendo as contas, Os times se enfrentaram 55 vezes. com 15 vitórias tricolores, 17 empates e 23 vitórias coloradas. No entanto, devido a regulamentos como gol fora, mais de um jogo, melhor campanha e etc, quem eliminou quem é uma conta diferente. Os tricolores eliminaram os colorados 12 vezes, enquanto os colorados eliminaram gremistas 24 vezes. O Grêmio já conseguiu eliminar o Inter duas vezes seguidas, em 1940 e 1949, enquanto o Inter conseguiu eliminar o Grêmio 4 vezes seguidas - entre 1989 e 1992. Feito que pode repetir se for consagrado campeão gaúcho na final de amanhã.
Contando apenas finais de campeonato, qualquer um dos pesquisados, os dois times se enfrentaram 28 vezes, com 10 vitórias gremistas, 8 empates e 10 vitórias colorados. Porém, devido aos regulamentos, o Grêmio foi 8 vezes campeão e o Inter 9 vezes. Isso sem contar o clássico de amanhã. E aí, você acha que o Inter aumenta a vantagem ou o Grêmio leva e chega mais perto do rival?

Um comentário: