quinta-feira, 5 de março de 2015

Que seleções o Brasil já enfrentou?

    O Brasil é historicamente, uma das maiores senão o maior seleção de futebol da história, ser o maior campeão de Copas comprova isso. Este fato faz com que o Brasil fosse por muitas vezes a seleção mais visada do mundo - o time a bater, o exemplo de time. Também faz com que muitos times diferentes convidassem o mesmo para amistosos. Daí, sai a questão: quantas seleções o Brasil já enfrentou? Todas? Se não, faltam muitas? O levantamento foi feito com base na lista de jogos da seleção da RSSSF. Será destacado o último jogo entre as duas seleções, para termos ideias de a quanto tempo não se enfrentam, e elas serão separadas por confederação. Primeiro, as seleção da CONCACAF (que correspondem quase que às seleções da América do Sul):


     Por causa das eliminatórias, da Copa América e da rivalidade com o Uruguai e com a Argentina, esta é a confederação da qual é mais fácil completar todos os países. E como veremos, a única. Agora, quanto a CONCACAF, confederação que reune países da América Central, América do Norte, Suriname e Guiana.


     Pode ser notado que o Brasil jogou contra quase todos os países não insulares das Américas Central e do Norte - menos Belize. Contra países insulares, enfrentou Jamaica e Haiti. Como os países insulares historicamente são de pouco menos destaque no futebol que os insulares, foram pouco representados. Agora, vemos a lista de países da OFC - confederação de futebol da Oceania - enfrentados pelo Brasil.


     Ok, admito que forcei em chamar isso de lista, mas é só isso. A Austrália, grande força do futebol da oceania, joga pela AFC, a confederação da Ásia - cuja lista será vista a seguir.


Aqui vemos uma lista muito maior - até porque a Ásia é um continente com muitos países (apesar de faltarem muitos para o Brasil enfrentar). As grandes potências asiáticas - Japão, Coréia do Sul, Arábia Saudita - foram todas enfrentadas. Agora, quando a CAF - confederação das seleções africanas.


     Notamos mais times enfrentados ainda. As seleções africanas historicamente fortes - como Nigéria, Camarões. Costa do Marfim, África do Sul, Egito, Gana - já foram enfrentadas. Algumas com menos tradição, como Gabão e Zâmbia, também.



     Até por disputar o topo do futebol mundial com a América do Sul, a Europa tem várias seleções de nível médio para alto. Por isso, a lsita é gigante. Algumas destas seleções estão extintas - URSS, Alemanha Ocidental e Oriental, Tchecoslováquia e Iugoslávia. No entanto, mesmo excluindo estas, não obtemos todas as seleções europeias. Faltam: Luxemburgo, Monaco, Malta, San Marino, Vaticano (sim, existe uma espécie de seleção do Vaticano), Liechtenstein, Bielorrúsia, Moldávia, Chipre, Albânia, Montenegro, Kosovo, Cazaquistão e Macedônia. Dependendo do critério utilizado, podem ser consideradas mais seleções. Disto tudo, somando, contam-se 90 seleções. Existem pouco mais de 200, ou seja, com todas as seleções somadas, não enfrentamos nem metade. Chegará o dia que teremos enfrentado todas as seleções do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário